Clear CMOS (curto na BIOS) em Notebooks

Ultimamente tenho percebido e escutado que muita gente precisa (ou acha que precisa) dar um clear CMOS, que para os desavisados trata-se, em outras palavras, em se “limpar” a BIOS e voltar a configuração de fábrica.

Lembrando que todos os procedimentos aqui descritos devem ser realizados por sua conta e risco!

Alguns precisam disso por terem se esquecido da senha da BIOS , outros por acham que devem fazer isso, foi um aviso divino, outros por motivos alheios a compreensão, que costumo chamar de MM ou “Mistérios da Mente” , mas seja qual for o motivo segue como se faz a mágica do curto da BIOS.

Em alguns modelos/marcas o processo é simples: simplesmente segura-se o botão de Power (O Onofre, ou Liga/Desliga) por 10 segundos, tendo retirado a bateria e também o cabo do carregador do notebook. Resumindo, desliga-se todas as fontes de energia e segura-se o botão liga/desliga pro 10 segundos, pronto!

Porém, em outras marcas/modelos o processo não é tão simples, pode ser necessário desmontar todo o aparelho para se efetuar fisicamente o clear CMOS, que em minha opinião é um pouco extremo, que deve, aliás, ser evitado. Podendo, entretanto, existir algum caso isolado que seja necessário, como um que já presenciei, onde o botão liga/desliga estava com defeito, ou simplesmente não funcionava, para todos os outros casos eu recomendo o método acima, caso não funcione segue um método um pouco menos simples porém efetivo.

Usaremos para tanto um programinha pouco conhecido, porém muito utilizado no Windows98®, o Debug, que foi um programa que deixou de ser nativo do sistema operacional no Windows XP®, assim como muitos outros.

A solução, então, e fazer um boot (inicialização) por um disco do Windows 98® e digitar na tela do DOS do boot:
- Debug ENTER
- O 70 2E ENTER
- O 71 FF ENTER
- Q ENTER
Onde: o “tracinho” é o prompt do DOS que você não vai precisar digitar;
O = letra “o” e não o numero “0” (zero) como pensam alguns;
ENTER = a tecla ENTER, não digitar isso “pelamordedeus”

Feito isso basta reiniciar o notebook e estará feito o clear CMOS, simples! ;)

Algumas pessoas podem não ter o disco de boot do Windows 98®, e a maioria dos computadores não possuem drive de disquete, então, pensando em vocês, mando um link (de terceiros, portanto não me responsabilizo por ele) onde pode se baixar o cd de inicialização do Windows 98®, que não poderá ser comercializado e seu uso meramente didático (A velha história de direito autorais e blábláblá), não poderá ser mantido em seu computador e o cd deverá ser destruído. Entretanto, fica a critério do usuário.
Segue o link:
windows_98_se_bootcd.nrg

Basta gravar a imagem em um cd comum, como gravaria qualquer cd e efetuar o boot pelo cd do windows 98.

PS:
Existe também alguns programas que têm a função de Clear CMOS. Talvez o mais conhecido seja o KillCMOS. 


Eu pessoalmente, pela prática, prefiro o método tradicional (e mais difícil), porém, existem muitas pessoas que precisam fazer a mesma coisa e não dispõem do conhecimento devido.

Foi pensando em você que resolvi postar a utilização do KillCMOS.
Pode ser baixado aqui: KillCMOS

Uma observação importante é que seu anti-virus pode reconhecê-lo como programa malicioso, e de fato o que ele faz se assemelha ao comportamento de um vírus. Que por sinal são os comandos explicados anteriormente.

Agora sim!
Share:

Um comentário:

  1. olá muito bom seu post, eu tenho um acer aspire 4745z e preciso tirar a senha da bios porem nem carrega o windows fika só nessa tela de senha lógo quando liga, voce poderia me dar uma mão

    ResponderExcluir